quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que não o EAD?...

Pelo segundo semestre como tutor online, volta e meia e meia e volta, deparo-me com este questionamento: Porque tenho que ter disciplinas EAD se matriculei-me para assisti-las presencial?... Confesso, o incômodo é enorme... Tanto e tanto que, a ponto de divagar, em meu íntimo uma pronta resposta não exclamada: 'Que diferença faz se, comigo ao teu alcance, teu pensamento longe está?... Que diferença o ambiente lhe provoca se não desejas ali estar?...' Porém, calma e polidamente a melhor forma é não confrontar. Daí surge a necessidade de novos paradigmas quebrar, seja pela profissão, pela paixão ou pela simples distância a encurtar...
Creio que o contexto pouco importa se em nossas ações não pudermos plantar ou mesmo buscar nos 'discipulos' a inspiração. Com certeza a tarefa se torna mais árdua porque se não nos vêem, não os vemos e, o conhecimento desejado, transmitido não será... E creiam, como tutor ou professor, isto não nos bastará!...

2 comentários:

  1. Dentro desta "nova realidade" a quebra de paradigmas nos impulsiona também, como profissionais da Educação que somos, a rever nossas posturas, e também a compartilhar conhecimentos, talvez a distância nõa seja realmente um impedimento quando a "ALMA" se faz presente, eis o segredo, de todo EDUCADOR! Uma abraço Professora Mirthis

    ResponderExcluir
  2. Olá, Prof. Marcos Allan! Achei interessante sua corajosa observação sobre sua real experiência como tutor e enfrentador de novos paradigmas.
    Existem pessoas que ficam horas diante de um computador, muitas vezes compartilhando bobagens(para nós) o que pode ser vida para eles. Pensar que existem comunidades virtuais com 250 mil pessoas, milhões de pessoas torcem por um mesmo time, e nem se quer se conhecem! É brincadeira? Não, este é um novo mundo, onde precisamos estar preparados não apenas para aquilo que queremos, mas saber o que o mundo de fato precisa de nós e para onde ele está nos levando. O grande desafio do educador é ensinar para quem talvez não queira aprender e se o aluno não aprendeu, admitir o fato de que não fizemos a nossa parte! Quantos desafios na arte de ensinar, não acha?

    ResponderExcluir